Saiba tudo sobre dispositivos de proteção para prevenir acidentes com perfurocortantes

Saiba tudo sobre dispositivos de proteção para prevenir acidentes com perfurocortantes

Saiba tudo sobre dispositivos de proteção para prevenir acidentes com perfurocortantes

Quem trabalha na área da saúde sabe que os dispositivos perfurocortantes, usados para o atendimento diário de pacientes com diferentes enfermidades, representam um grande risco de acidentes ocupacionais para os profissionais dessas instituições. No Brasil, ainda que a maior parte dos incidentes entre os trabalhadores da área de saúde não seja registrada corretamente, algumas pesquisas já apontam a incidência de 76% de acidentes causados por perfurocortantes no país.

Como forma de evitar e reduzir esses tipos de ocorrências, uma das principais medidas que podem ser adotadas é a utilização de dispositivos de segurança em perfurocortantes. Esses materiais são muito parecidos com os tradicionais e têm como características a sua facilidade de uso, o incremento de capas protetoras e um sistema de bloqueio da agulha, o que os torna mais seguros, seja no preparo, durante a aplicação ou após o descarte.

Mesmo com a sua eficácia comprovada e tendo a adoção desses materiais já prevista em lei, muitas instituições e profissionais de saúde sentem dificuldade na sua utilização. Por esse motivo, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre dispositivos de proteção para prevenir acidentes com perfurocortantes e como eles podem levar mais segurança para a sua equipe.

 

Os dispositivos de proteção e a NR-32

Desde que NR-32 foi regulamentada no Brasil, já existe uma recomendação para que as instituições de saúde substituam os perfurocortantes convencionais pelos materiais com dispositivos de segurança. Além disso, a norma também prevê que os profissionais de saúde, em todos os níveis de atendimento ao paciente, devem receber treinamento e capacitação adequados para aprenderem como utilizar esses equipamentos de maneira correta e garantirem que eles ofereçam a máxima proteção durante o uso.

Redução de acidentes com dispositivos de proteção
Quando o Occupational Safety and Health Administration (OSHA) determinou a obrigatoriedade da adoção de dispositivos de segurança nos Estados Unidos, foram registrados 34% menos acidentes com perfurocortantes no país, em um período de 1 ano. Embora ainda não existem dados concretos sobre a eficácia desses dispositivos no Brasil, uma vez que as instituições de saúde ainda oferecem resistência para fazer a substituição adequada, algumas pesquisas já estimam que a redução por aqui possa chegar a 80%, o que é um número bastante significativo no cenário nacional.

 

Custo-benefício dos perfurocortantes com dispositivo de segurança


A adoção de dispositivos de proteção para prevenir acidentes com perfurocortantes pode significar uma grande economia para as instituições de saúde a longo prazo. Isso porque, apesar de terem um valor de mercado um pouco mais elevado do que os materiais tradicionais, ao evitarem incidentes e prezarem pela integridade dos profissionais, economiza-se com tratamentos posteriores e até com possíveis pagamentos de indenizações. Considerando que a redução dessas ocorrências é bem significativa, a diminuição de gastos também será relevante.

 

Quais as características dos dispositivos de proteção


A utilização de perfurocortantes com dispositivos de proteção é bem simples e oferece total conforto, segurança e praticidade para os profissionais que fazem o seu manuseio. Primeiramente, eles possuem um capa protetora que evita o contato no preparo do equipamento. Além disso, durante o uso, o design desses equipamentos deve permitir que os dedos do profissional fiquem posicionados por trás da agulha. Por fim, eles possuem um sistema de bloqueio que trava a agulha, seja dentro da própria seringa ou na capa protetora, impedindo que sua ponta fique exposta e que ele seja reutilizado em outro paciente.

 

Onde encontrar perfurocortantes com dispositivo de segurança


Ao investir em materiais perfurocortantes com dispositivo de proteção é preciso procurar materiais qualificados, de empresas com credibilidade no mercado. No Brasil, a Sol Millennium destaca-se por ser referência global na área, oferecendo produtos inovadores e serviços de valor.

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Aviso: os comentários a seguir são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente representam a visão do SOL-Millennium.

Deixe seu comentário