Qual o papel do paciente na exigência de dispositivos de segurança

Veja a importância do paciente na conscientização do uso de dispositivos de segurança

A substituição de perfurocortantes por modelos que contêm dispositivos de segurança é uma medida de prevenção de acidentes, que garante a proteção não só dos profissionais que trabalham em serviços de saúde, como também dos pacientes e visitantes.

 Por isso, o paciente pode – e deve – exigir que as agulhas e seringas  tenham dispositivos de segurança. Assim, muitos acidentes com riscos de exposição a agentes biológicos serão evitados.

 

Riscos de acidentes com perfurocortantes

 O uso de perfurocortantes se faz necessário em vários momentos. Porém, mesmo um profissional qualificado e com prática corre o risco de sofrer um acidente, como em um momento de distração, quando o paciente tem uma reação ao procedimento.

 Quando acontece um acidente com perfurocortantes, a vítima pode ter uma contaminação e acabar contraindo uma doença transmitida pelo sangue, como HIV, sífilis e hepatite B e C. Portanto, cabe também ao paciente exigir que esses materiais possuam dispositivos de segurança, para ter a garantia que o andamento do procedimento será conforme o esperado e que o material em hipótese alguma seja reutilizado.

 

Os dispositivos de segurança

 

As seringas e agulhas com dispositivos de segurança funcionam de forma similar aos outros perfurocortantes. As seringas seguras, por exemplo, possuem um sistema retrátil, com o qual a agulha vai para dentro do corpo da seringa e fica protegida. Já as agulhas, possuem capas de proteção integradas, que são feitas em material mais rígido.

 Mesmo funcionando de forma similar, o ideal é que quando acontecer a substituição de perfurocortantes pelos que contêm dispositivos de segurança, haja um treinamento dos profissionais.

 Com a implementação dessa medida de prevenção de acidentes, os serviços de saúde terão ainda uma economia a longo prazo, já que diminuirá os riscos de processos dos acidentados e gastos com exames e tratamentos de funcionários que possam ter sido expostos a materiais biológicos.

 Além dos dispositivos de segurança, é necessário que cada serviço de saúde tenha o seu regulamento, no qual os funcionários são comunicados das regras e práticas de segurança que devem ser adotadas no ambiente de trabalho.

 Para saber mais sobre os perfurocortantes com dispositivos de segurança, continue acompanhando as publicações no site da Sol Millennium e fique por dentro das novidades!

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Aviso: os comentários a seguir são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente representam a visão do SOL-Millennium.

Deixe seu comentário