Mitos e verdades sobre aplicação de injeção

Veja os principais mitos e verdades sobre a aplicação das injeções, desde a dosagem a ação dos medicamentos.

Os medicamentos injetáveis costumam causar dúvidas não apenas nos pacientes, mas também na equipe de enfermagem que muitas vezes é bombardeada por dúvidas e medos de pacientes e parentes que não sabem muito sobre a área.

Entre os questionamentos mais corriqueiros estão verdades e mitos que são disseminados de forma indiscriminada, causando muitas vezes preconceitos que impedem que o profissional possa realizar seu trabalho da maneira correta.

Para te ajudar a entender melhor o universo que cerca os medicamentos injetáveis, listaremos os mitos e verdades sobre a aplicação das injeções, desde a dosagem a ação dos medicamentos.

 

Todas as injeções são dolorosas?

Mito. Não é porque envolvem agulhas que todas as medicações aplicadas são dolorosas. A verdade é que o desconforto da agulha é o que menos causa incômodo no paciente, já que pode ser revertido com facilidade na troca da espessura da injeção.

Cada injeção possui uma particularidade, que a tornará mais ou menos dolorosa. Entre esses fatores estão a via de aplicação do medicamento e a viscosidade do remédio. Normalmente os medicamentos mais oleosos costuma doer mais ao serem aplicados, já que sua dissolução é mais lenta, se comprados aos totalmente líquidos.

 

 

Preciso esperar 10 segundos antes de tirar a agulha na aplicação intramuscular e subcutânea?

Verdade. O risco de vazamento da medicação ou até mesmo de sangramentos diminui drasticamente depois de 10 segundos quando o assunto são as aplicações intramusculares.

Durante esse tempo, o medicamento acaba por se dispersar no local exato da aplicação, garantido a eficiência e a dosagem correta para o paciente, já que nada é desperdiçado.

 

 

Aplicações inadequadas não causam problemas

Mito. Tão importante quanto a dosagem do medicamento é a aplicação adequada, principalmente por conta da saúde do tecido que recebe a injeção. Em casos mais sérios, a aplicação inadequada pode necrosar a região e causar até mesmo infecções bem mais sérias aos pacientes.

Além disso, quem recebe uma aplicação inadequada apresenta hematomas e dor excessiva no local, que pode ou não perdurar mesmo depois de dias.

 

Medicamentos aplicados via injeção são mais rápidos

Verdade. Muitos pacientes chegam ao consultório ou hospital com a certeza de que sairão de lá com os sintomas amenizados, essencialmente por conta do tempo de ação de uma injeção.

Isso acontece porque o medicamento é absorvido de forma mais rápida pela corrente sanguínea, causando efeito mais acelerado que os medicamentos administrados via oral e que precisam de um tempo maior para fazer efeito. Por esse motivo, quando o paciente está com muita dor, o médico prescreve injeções intravenosas, intramuscular ou subcutânea.

 

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Aviso: os comentários a seguir são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente representam a visão do SOL-Millennium.

Deixe seu comentário