Descubra quanto você pode perder se não investir em produtos de segurança
Descubra quanto você pode perder se não investir em produtos de segurança

Investir em perfurocortantes com dispositivos de segurança não está relacionado apenas ao cumprimento da legislação vigente; a utilização desses equipamentos também traz inúmeros benefícios para as instituições de saúde e ainda evita prejuízos causados pelos acidentes com este tipo de material.
Descubra aqui quanto você pode perder se não investir em produtos de segurança e entenda as vantagens de adotar esses tipos de materiais!
Despesas com tratamento e indenizações de infectados
Um levantamento feito pelo Ministério da Previdência Social, em 2003, apontou que o setor da saúde é o 1° do ranking em número de acidentes no trabalho, superando até segmentos como o da construção civil. Ainda segundo o ministério, naquele ano, a área da saúde foi responsável por 23.108 notificações de ocorrência envolvendo profissionais de diferentes perfis.
O agravante no caso de acidentes neste setor é que grande parte deles envolvem produtos como agulhas e seringas com material biológico contaminado. Não é para menos que pesquisas apontam que os perfurocortantes estão presentes 80,5% dos acidentes, sendo que o sangue é, em 79,7% dos casos, a principal fonte de contaminação.
Assim, as instituições que registram este tipo de ocorrência devem arcar tanto com as indenizações trabalhistas, quanto com os custos do tratamento dos acidentados, que muitas vezes exigem medicamentos caros e acompanhamento prolongado. Mas, ao investir em produtos com sistemas de proteção, tal qual os perfurocortantes com dispositivos de segurança, é possível diminuir consideravelmente o número de acidentes e, consequentemente, evitar esses prejuízos financeiros.
Danos à imagem da instituição
Além dos custos com indenizações e tratamentos dos infectados, as instituições de saúde que se envolvem em acidentes com material biológico contaminado também estão sujeitas ao risco de ter a sua imagem denegrida por essas ocorrências. Os acidentes que acontecem nessa área ganham grande visibilidade principalmente na mídia e, paralelamente, afetam a credibilidade dos locais de assistência à saúde e podem ocasionar um prejuízo indireto quase imensurável.
Baixo rendimento da equipe
Além das perdas financeiras, diretas e indiretas, as instituições de saúde que não investem em produtos de segurança também colocam a produção de sua equipe em risco. Isso porque, os profissionais trabalham inseguros e com receio da exposição que sofrem constantemente, sem falar que quando um funcionário se acidenta ele pode ser afastado dos seus serviço, o que ocasionará um desfalque para equipe e gastos com a contratação de um suplente.
Dessa forma, o baixo rendimento está diretamente relacionado ao desgaste dos funcionários e pode ocasionar a queda no número de atendimentos e serviços prestados, trazendo prejuízos mais diretos às instituições.
Agora que você já sabe quais os riscos de não investir em perfurocortantes com dispositivos de segurança, não perca mais tempo e conheça os produtos oferecidos pela Sol Millennium, que oferecem toda a proteção que a sua equipe precisa para trabalhar mais tranquila e sem acidentes!
Aviso: os comentários a seguir são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente representam a visão do SOL-Millennium.