7 dicas sobre plano de prevenção de acidentes com perfurocortantes
7 dicas sobre plano de prevenção de acidentes com perfurocortantes

Diariamente, os trabalhadores da área de saúde estão expostos a riscos de acidentes com materiais biológicos envolvendo perfurocortantes. Além dos possíveis danos à integridade física, este tipo de ocorrência também causa um grande sofrimento psicológico ao acidentado e gera altos custos financeiros às instituições de saúde. Para minimizar os efeitos desses problemas, os hospitais, clínicas e laboratórios são obrigados, desde 2012, a apresentar um programa para prevenir riscos de acidentes, que atenda à Norma Regulamentadora 32 (NR-32).
A seguir, você verá 7 dicas sobre plano de prevenção de acidentes com perfurocortantes que, uma vez implementadas, ajudarão a tornar o ambiente de trabalho na área de saúde, um lugar mais seguro para profissionais e frequentadores:
Institucionalizar a cultura de segurança
O sucesso das implementações de um programa de prevenção a acidentes com perfurocortantes está diretamente relacionado ao aspecto organizacional da cultura de segurança de uma instituição de saúde. Essa cultura deve motivar todos os indivíduos da organização, de gestores a funcionários, a estarem atentos aos aspectos de segurança no ambiente de trabalho.
Determinar as prioridades de prevenção de acidentes com perfurocortantes
Na hora de estruturar um plano de ações é necessário ter a consciência de que nem todos os problemas podem ser resolvidos de uma só vez e, por isso, é primordial determinar quais tipos de acidentes com perfurocortantes merecem maior atenção. Saber, por exemplo, as situações que oferecem mais riscos de transmissão de vírus, os que acontecem com maior frequência e encontrar um problema específico que contribuí para uma elevada ocorrência de acidentes ajudará a estabelecer prioridades na prevenção de ocorrências com agulhas e seringas.
Estabelecer metas para redução de acidentes com perfurocortantes
Depois de estipular as prioridades do plano de prevenção de acidentes com perfurocortantes é possível estabelecer as metas de redução para um período pré-determinado. Elas devem fornecer expectativas reais, com base nas soluções possíveis para os problemas e nas chances de serem realizadas com sucesso.
Especificar intervenções em casos de acidentes com perfurocortantes
Com as metas para a prevenção já determinadas, é imprescindível especificar quais ações serão tomadas para alcançá-las. Procurar procedimentos alternativos, recomendar mudanças nas práticas de trabalho, reforçar a orientação de trabalhadores e adotar perfurocortantes com dispositivos de segurança são alguns tipos de intervenções que minimizam os riscos de acidentes e podem contribuir para o cumprimento das metas.
Fazer o monitoramento do programa de acidentes com perfurocortantes
Para saber se os objetivos estão sendo alcançados e quais pontos do programa de prevenção podem ser melhorados, é necessário identificar quais são os indicadores de desempenho e mensurá-los. Mais do que observar dados do número de acidentes com perfurocortantes, é importante analisar pontos como a frequência de certos tipos de acidentes, mudanças nas taxas de ocorrências, quantidade de instrumentos adquiridos com sistemas de segurança, entre outros.
Seleção de perfurocortantes com dispositivos de segurança
Fazer uso de perfurocortantes com dispositivos de segurança é, sem dúvida, uma etapa indispensável do plano de prevenção. A escolha do produto a ser utilizado deve ser baseada em critérios de design e desempenho do material, considerando ainda que os dispositivos não devem oferecer complicações de manuseio e dificultar o trabalho do profissional da saúde.
Capacitação dos profissionais da área da saúde
Após a seleção dos perfurocortantes com sistemas de segurança é preciso realizar a capacitação dos trabalhadores. Com isso, os profissionais devem adquirir tanto o conhecimento teórico, quanto o prático do manuseio desses produtos.
Seguindo esses passos já é possível dar início a um plano de prevenção de acidentes com perfurocortantes eficiente, capaz de oferecer tranquilidade e segurança ao profissionais da área de saúde. E para saber mais sobre perfurocortantes com dispositivos de segurança, acesse o site da Sol Millennium e conheça a linha completa de agulhas e seringas.
Aviso: os comentários a seguir são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente representam a visão do SOL-Millennium.