Enfermagem e Sua Atuação Na Área Comercial: Trabalho em Grandes Multinacionais

A enfermagem é uma área em constante expansão no Brasil. O profissional que opta pela profissão, além de ter aptidão para cuidar de outras pessoas, também deve ter formação educacional no nível superior e estar sempre atualizado.

O mercado de trabalho para o enfermeiro é bom e com ótimas oportunidades. Atualmente, não é mais necessário praticar apenas a assistência. A área é ampla e com opções de locais que são possíveis exercer a profissão de maneiras diferentes. A seguir, saiba mais sobre a enfermagem e sua atuação na área comercial, que permite trabalhar em grandes multinacionais.

O profissional Enfermeiro poderá desenvolver produtos definidos como produtos médicos, realizar treinamentos e orientações relacionadas à utilização destes, bem como assumir a Responsabilidade Técnica por empresas que os comercializam, desde que detenha o devido conhecimento técnico-científico imprescindível para garantir qualidade e segurança do produto

Para a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (ABIMED), o desenvolvimento de tecnologia de ponta, bem como o aperfeiçoamento de equipamentos médicos e terapias existentes, é resultado direto de um processo colaborativo entre empresas de equipamentos médicos e os Profissionais da Saúde, incluindo instituições médicas. Para tanto, este relacionamento deve ser pautado pelo cumprimento da lei e dos mais altos padrões éticos, questões críticas e primordiais para a colaboração contínua. Visando estabelecer a estrutura para tais relações a ABIMED em 2010 elaborou um Código de Ética, que no Cap.VII, trata do Relacionamento com os Profissionais da Saúde, estabelecendo que:

As empresas associadas têm a responsabilidade de promover a educação e treinamento dos Profissionais da Saúde, para o uso efetivo e seguro de seus produtos. Entretanto, devem fazê-lo com equipes qualificadas e com experiências apropriadas, em cenários clínicos e educacionais.

 

Enfermagem e sua atuação no trabalho off-shore

O termo parece complicado, mas seu significado é mais simples do que parece. Trabalhar off-shore é atuar afastado da costa, ou seja, em alto mar. Essa modalidade é muito mais ampla do que muitas pessoas imaginam e abrange diversas profissões de inúmeros cargos.

Os enfermeiros que querem trabalhar em grandes multinacionais podem investir na modalidade off-shore. O motivo tem relação com a exploração do pré-sal, pois o setor petrolífero está em franca expansão e gera empregos diretos e indiretos em empresas multinacionais que abrem escritórios no Brasil.

Contudo, para ingressar no setor petrolífero, o enfermeiro deve ter obrigatoriamente a pós-graduação em Enfermagem do Trabalho, pois esse é o perfil que as grandes multinacionais buscam.

Independentemente da plataforma, para trabalhar nas áreas que envolvem o setor de petróleo é preciso realizar alguns cursos que são essenciais, como o Curso Básico de Sobrevivência em Plataforma, o Treinamento para Escape de Aeronave Submersa e o Suporte a Vida em Situações de Trauma. Outro pré-requisito fundamental é o conhecimento da língua inglesa.

Vantagens em trabalhar como enfermeiro em grandes multinacionais

De forma geral, as empresas multinacionais buscam por profissionais da área da enfermagem para promoverem e administrarem os primeiros socorros e serviços médicos na unidade e proverem o suporte sempre que for necessário.

Uma das principais vantagens dessa área da enfermagem e sua atuação diz respeito à remuneração. Para os enfermeiros que optarem por esse tipo de atividade, terão o salário bem acima da média do que é paga pelos hospitais.

Além disso, boa parte das multinacionais é estrangeira, logo, a língua inglesa é bastante comum. Como muitas plataformas possuem profissionais que não falam português, um segundo idioma torna-se estritamente necessário.

Outra vantagem que o enfermeiro tem quando opta por trabalhar em uma multinacional é a possibilidade de conhecer e atuar em um ambiente diferenciado. Aqueles que trabalham na plataforma de petróleo, por exemplo, podem ter acesso a um ambiente com grandes peculiaridades. Além de, claro, ter contato com outras culturas e costumes.

As possibilidades que a enfermagem oferece são inúmeras. Por isso, a área de atuação em grandes multinacionais é cada vez maior. No entanto, o mercado de trabalho brasileiro é bastante competitivo e, por isso, investir em capacitação é essencial para ter um diferencial.

 

Gostou do artigo de hoje? Então aproveite a visita em nosso blog e leia também: “Como escolher um bom curso técnico em enfermagem” para aprimorar os seus conhecimentos acerca do assunto!

 

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário