Tudo que você precisa saber sobre enfermagem

A enfermagem é uma profissão que exige bastante proximidade entre profissional e paciente. Ela é também uma grande aliada na garantia da qualidade do cuidado prestado.

Graças a todo o envolvimento com paciente e familiares, a profissão faz parte de um eixo de suma importância no processo de doença e internação. O vínculo criado é de confiança, auxiliando, em casos de cirurgias,  do pré ao pós-operatório dos pacientes.

Com tanta importância, reunimos tudo o que você precisa saber sobre enfermagem. Confira!

 

O antes e depois da profissão

Antigamente, os profissionais de enfermagem eram treinados na prática. Naquela época, não existiam cursos voltados para esse tipo de estudo. Por isso, era comum que pessoas jovens aprendessem com as mais experientes a cuidar dos pacientes e a portar-se de acordo com as normas e exigências que a circunstância exigia.

O público era feminino e bastante experiente, porém, pouco preparado teoricamente para que o trabalho profissional fosse fundamentado.

Hoje em dia, o mundo moderno proporcionou à enfermagem uma carreira que exige formação universitária. As pessoas que querem se dedicar à área devem estudar bastante, fazendo cursos de mestrado e doutorado para assumir postos importantes nos hospitais.

Nos dias de hoje, não existem hospitais que possam fazer atendimento de ponta de ponta sem um corpo de enfermagem homogêneo e bem preparado.

 

Ramos de atividade da enfermagem

Além de poder atuar em hospitais, a enfermagem também pode ser exercida em serviços domiciliares, o chamado home care.

O nicho não é tão novo, mas ganhou força nos últimos anos. Com ele, médicos, fisoterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais da saúde podem desfrutar do atendimento realizado na casa do paciente.

A grande vantagem está na diminuição de custo, que costuma ser mais barato do que manter um paciente dentro do hospital. Além de proporcionar maior proximidade do paciente com a família.

Os profissionais de enfermagem têm auxiliado o paciente a sair mais cedo do hospital e a preparar sua ambientação no lar. Eles ensinam os familiares sobre os cuidados necessários, embora também existam recursos que são oferecidos pelas empresas de home care.

 

Conhecimentos necessários e áreas para a enfermagem especializada

Os profissionais de enfermagem têm que saber como examinar os pacientes, auscultar, percutir o abdômen, avaliar as dores que estão sentindo, entre outras tarefas. Atualmente, a área conta com evoluções tecnológicas que avaliam o nível de dor e escalas que dão ideia do estado mental dos pacientes. Esses artefatos são, portanto, de grande auxílio, mas não substituem o conhecimento que os enfermeiros precisam dominar.

Vale frisar que além dos conhecimentos gerais, existem os conhecimentos específicos, como os necessários para cuidar das ostomias. Algumas faculdades dispõem de cursos de especialização para determinados cuidados.

Contudo, existem outras áreas que exigem enfermagem especializada, como a de curativos. Ela requer que os profissionais saibam tudo sobre o tratamento de feridas.

A enfermagem não é mais uma profissão apenas com perspectivas futuras. Atualmente, ela abrange o campo de trabalho masculino e feminino, pois deixou de ser uma atividade somente de mulheres.

Os hospitais sempre precisarão de enfermeiros, mas a área de educação também recebe bem esses profissionais. De modo geral, a enfermagem é de suma importância para a construção da qualidade da saúde no País.

 

Gostou de saber mais? Então, continue acompanhando o blog Sol Millennium para mais novidades e informações!

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas