Sugestão de Abordagem de Treinamentos aos Profissionais de Forma Lúdica para Prevenção de Acidentes

Os riscos de acidentes em serviços de saúde, principalmente com perfurocortantes, são altos e podem afetar não só os profissionais, mas também os pacientes e visitantes. Por isso, o tema prevenção de acidentes deve ser constantemente tratado nestes estabelecimentos. Dar treinamentos visando a capacitação e qualificação dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais para deixar estes ambientes de trabalho mais seguros é de suma importância.

Entenda um pouco mais sobre como aplicar o treinamento para prevenção de acidentes no seu ambiente de trabalho abaixo.

 

O que falar em um treinamento para prevenção de acidentes?

O tema principal do treinamento para prevenção de acidentes em serviços de saúde é a biossegurança, isto é, o conjunto de procedimentos de proteção que visa prevenir e diminuir os riscos de acidentes com materiais biológicos.

Além disso, é preciso ter em mente os pontos dos quais você quer tratar. Como o intuito desse treinamento é deixar o trabalho dos profissionais de saúde mais seguro, é preciso, por exemplo, instruir sobre as ações que evitam as principais circunstâncias causadoras de acidentes nesses ambientes, como o descarte de materiais perfurocortantes de forma inadequada, o reencape de agulhas, a tentativa de separar a agulha das seringas, entre outros.

Não esqueça também de ressaltar a importância do treinamento e da consciência dos profissionais da saúde para construir um ambiente de trabalho mais seguro. Deixe claro quais são os riscos de acidente os quais eles estão sujeitos e qual a melhor forma de lidar com essas situações, caso ocorram.

 

Como abordar o tema de forma interessante?

Para que o treinamento sobre prevenção de acidentes prenda a atenção dos profissionais de saúde, é interessante utilizar uma forma lúdica, como aplicar dinâmicas, realizar atividades criativas e até mesmo jogos.

Uma forma atraente de realizar esses treinamentos é por meio de um teatro, que divirta os profissionais sem deixar de passar os conhecimentos necessários. Para isso, crie, por exemplo, um personagem engraçado e atrapalhado que seja um enfermeiro. Conte uma história na qual ele quase cometa os acidentes mais comuns nos serviços de saúde. Coloque um narrador, que funcionará como uma consciência, que não o deixe cometer os equívocos e explique a ele quais são as normas corretas a seguir e os riscos dos procedimentos.

 

Como deixar o trabalho de profissionais da saúde mais seguro?

Além dos treinamentos, ter dispositivos de segurança que garantam o bem-estar dos trabalhadores da saúde e dos pacientes diminui a incidência de acidentes com perfurocortantes e exposição a materiais biológicos. Por isso, a Sol Millennium tem uma linha de produtos, a SOL-CARE, que visa a proteção desses profissionais e de todos aqueles que passam pelos estabelecimentos de saúde.

 

Para saber como funcionam os perfurocortantes com dispositivos de segurança, continue acompanhando as publicações no site da Sol Millennium e fique por dentro das novidades!

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário