Saiba mais sobre as agulhas e seringas de segurança

Saiba mais sobre as agulhas e seringas de segurança

Saiba mais sobre as agulhas e seringas de segurança

Na rotina de clínicas e hospitais, o princípio deve ser sempre o mesmo: o de preservar a vida e zelar pela saúde e pelo bem-estar das pessoas. Contudo, esses locais entram em conflito com a própria missão e podem oferecer grandes riscos à integridade física e emocional de seus profissionais quando não se faz uso de agulhas e seringas de segurança.

Apesar de todos os avanços na área, os números de acidentes com instrumentos perfurocortantes ainda são alarmantes. Segundo os CDCs(Centres for Diseases Control and Prevention), os profissionais que trabalham em hospitais sofrem, aproximadamente, mil exposições a contaminações diariamente, e grande parte desse tipo de ocorrência envolve o uso de agulhas e seringas que exigem manipulação ou desmontagem. Por isso, a adoção de materiais descartáveis com dispositivos de segurança torna-se cada vez mais indispensável no setor da saúde.

Confira o diferencial das agulhas e seringas de segurança

Os perfurocortantes com dispositivo de segurança são produtos de utilização simples e que oferecem mais confiança ao profissional no seu dia a dia. Já é possível encontrar, por exemplo, seringas com sistemas retráteis, que travam a agulha para dentro do cilindro e quebram o êmbolo, o que impossibilita a reutilização do material.

Existem também agulhas com sistemas de segurança integrados que, após o uso, protegem o material utilizado e impedem a exposição do material perfurante para que nenhuma pessoa corra o risco de ser picada e contaminada com material biológico.

Mesmo com a tecnologia avançada desses dispositivos de segurança, todos esses produtos oferecem tranquilidade e comodidade para o profissional de saúde, sem que haja interferência na técnica de aspiração e aplicação. Ainda que o seu descarte não seja feito da maneira correta, os perfurocortantes seguros garantem que ninguém será machucado em qualquer etapa do seu manuseio, como descarte coleta e meio ambiente.

O uso de seringas e agulhas de segurança e suas vantagens

É importante ressaltar que os profissionais da saúde, que têm contato direto com esse tipo de material, não são os únicos preservados quando se opta pelo uso de instrumentos seguros. Os profissionais de limpeza e manutenção, que atuam dentro e nos arredores dos hospitais, também podem ter a sua integridade colocada em risco quando os perfurocortantes são descartados de maneira inadequada ou não possuem proteção.

Assim, além de cumprir com as diretrizes da NR 32, ao investir em  agulhas e seringas de segurança é possível proteger todas as pessoas que circulam por ambientes hospitalares e, ao mesmo tempo, reduzir drasticamente os custos diretos com acidentes de trabalho provocados por materiais contaminados.

Para saber mais sobre o assunto e quais são os instrumentos que oferecem maior segurança, conheça a linha de produtos distribuídos pela Sol-Millennium.

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas