Saiba como funciona o Safety Blood Collection da Sol Millennium

Conheça uma das principais inovações da Sol Millennium para deixar a coleta de sangue mais segura para pacientes e profissionais

Uma das principais inovações da Sol Millennium para deixar a coleta de sangue mais segura para pacientes e profissionais da saúde é o sistema para coleta à vácuo Sol-Care Safety Blood Collection, um dispositivo de segurança que evita o contato das mãos com as extremidades da agulha de coleta em todos os momentos: do preparo do material ao seu descarte.

Este sistema de coleta a vácuo permite que o profissional de saúde evite qualquer contato com a agulha contaminada, evitando acidentes com picadas ou respingos de sangue, minimizando o risco de infecção por patógenos e contaminação cruzada das amostras.

Quais são os componentes do Safety Blood Collection da Sol Millennium

O dispositivo de segurança Safety Blood Collection é composto por um suporte para tubos de coleta feito de plástico transparente, que permite o encaixe de agulhas para flebotomia padrão, e um tubo a vácuo amarelo que é responsável pela tração da agulha após a coleta.

Como usar o sistema Safety Blood Collection da Sol Millennium

Ao utilizar o Safety Blood Colletion, o profissional da saúde está protegido desde o primeiro momento, pois seu mecanismo evita o contato das mãos com quaisquer extremidades da agulha para coleta de sangue.

O primeiro passo para utilizar o Safety Blood Collection é tirar a capa de proteção traseira da agulha e encaixá-la no suporte para tubos de coleta. A outra extremidade da agulha fica coberta através do suporte de tubo para coleta. 

Depois, o profissional de saúde deve fazer a antissepsia do local onde será realizada a punção. Para coleta do sangue, retirar a capa protetora da agulha e puncionar a veia do paciente conforme procedimento padrão, segurando a capa de suporte para tubos.

O tubo para coleta de sangue a vácuo é inserido no suporte e empurrado para a frente para o sangue começar a fluir para dentro do tubo até que ele esteja cheio. Esta operação deve ser repetida dependendo da quantidade de amostras solicitadas na guia de exame encaminhada pelo médico.

Uma vez concluída a retirada de amostras é o momento de inserir o tubo amarelo do Safety Blood Collection. Ele também é acionado por vácuo e retrai a agulha da veia do paciente para dentro do recipiente automaticamente, evitando o contato do profissional de saúde com a agulha após a flebotomia. Todo o conjunto deve ser descartado em recipientes apropriados para resíduos perfurocortantes.

Características especiais do Safety Blood Collection da Sol Millennium

O Safety Blood Collection da Sol Millenium oferece uma série de características especiais para proteger pacientes e profissionais da saúde no momento da coleta de sangue. Entre os principais benefícios do seu uso estão:

  • Dispositivo de segurança que retrai a agulha automaticamente da veia do paciente diretamente para dentro do suporte do tubo de coleta, evitando qualquer contato com a agulha contaminada;
  • Suporte para tubos de coleta padrão, que permite o uso de agulhas e tubos de qualquer fabricante e não obstrui a visão total da agulha durante a punção sob nenhum ângulo;
  • Facilidade no uso, já que altera minimamente a prática da coleta e garante que ambas as mãos do profissional de saúde permaneçam atrás da agulha contaminada durante a ativação do dispositivo de segurança;
  • Elimina a contaminação cruzada no suporte do tubo e respingos de sangue nas superfícies do local de coleta;

 

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas