Perfuração do Frasco ampola técnica de 90º, eliminação de fragmentos e segurança do paciente

Saiba como deve ser realizado o processo de perfuração do frasco ampola com a técnica de 90°.

A segurança do paciente é primordial no atendimento medicamentoso. A dor, dúvida e até mesmo a sensibilidade causada por diversas enfermidades podem deixar o indivíduo agitado e irritadiço, o que torna o trabalho do enfermeiro ainda mais humano e cuidadoso.

Afim de diminuir a ocorrência de problemas com a perfuração do frasco ampola e eliminação de fragmentos, como por exemplo a presença de uma pequena fração de borracha na corrente sanguínea, explicaremos de forma detalhada como deve ser realizado todo o processo de perfuração do frasco ampola com a técnica de 90°.

 

Recomendação

Ainda durante a preparação do medicamento, é necessário que a perfuração da ampola deva sempre acontecer em um ângulo de 90 graus e respeitando  a área indicada na embalagem, o alvo.

 Testes realizados por especialistas em segurança de perfurocortantes indicaram que, independente do calibre da agulha ou medicamento, todas as perfurações que respeitaram as especificações citadas anteriormente conseguiram evitar fragmentos de borracha na aspiração. Isso acontece porque a resistência do material é menor, o que evita que o alvo se rompa e pequenos pedaços sejam aspirados por acidente e injetados na corrente sanguínea do paciente.

 

Contraprova

Afim de identificar a validade do teste que apontou o ângulo de 90 graus como o mais seguro para a preparação do medicamento, a equipe realizou, ainda, uma contraprova na qual diferentes posições da agulha foram preparadas, assim como a zona do alvo desrespeitada.

O primeiro obstáculo encontrado foi a maior resistência da borracha, incluindo a dificuldade em manter o objeto perfurocortante posicionado e a pressão segura também para os profissionais da saúde.

Além desse ponto, em 95% dos testes realizados sob diferentes angulações foi possível perceber, de maneira imediata, fragmentos da borracha sendo arrastados pelo bisel do material perfurocortante para dentro do frasco.

A explicação para o fato ocorrer está no evento da agulha atravessar de forma indiscriminada a zona mais espessa do material, permitindo assim que sua ponta leve pequenos fragmentos de borracha, que são aspirados assim que a dosagem do medicamento é realizada.

Dessa maneira, é importante que todos os profissionais da área da saúde, utilize a técnica de 90º e saibam da divulgação destes resultados, o que proporcionará uma vigilância maior na preparação do medicamento e na segurança de todos os pacientes. Além disso, é necessário também que a divulgação entre a equipe de enfermagem a respeito desse apontamento seja realizada.

 

 

 

 

 

 

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas