O Que São Materiais Perfurocortantes?

Os materiais perfurocortantes são objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, entre outros.

Utilizados por profissionais da área da saúde diariamente, os materiais perfurocortantes são extremamente necessários. No entanto, é preciso usá-los com atenção. Isso porque se alguém se perfurar ou se cortar com eles pode se contaminar com doenças. Por isso, descartá-los e manipulá-los da forma correta é imprescindível. Veja abaixo como fazer isso.

 

Descarte de materiais perfurocortantes

Os materiais perfurocortantes compõem os resíduos do grupo E, que são considerados de risco. Eles são capazes de penetrar na pele, o que pode infectar alguém com agentes infecciosos, como vírus das hepatites B e C e HIV. Por isso, descartá-los de maneira correta é de suma importância.

De acordo com a  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os materiais perfurocortantes precisam ser descartados separados do restante do lixo hospitalar. Para que o descarte seja feito de forma segura, coloque-os em uma caixa resistente, que não se perfure. Além disso, é importante identificá-la com o símbolo do risco biológico e com o aviso de que aquele recipiente contém materiais perfurocortantes.

 

Prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes

Além do descarte correto, uma das melhores formas de evitar acidentes com perfurocortantes é por meio de uma boa comunicação entre a instituição e os profissionais da saúde. Estes precisam ser treinados para que nenhuma situação de risco aconteça por falta de informação.

Mas, a melhor forma de reduzir os casos de acidentes é substituindo os materiais perfurocortantes por dispositivos de segurança, que os isolam completamente. Estes dispositivos são simples e fáceis de manusear e protegem tanto os trabalhadores quanto os pacientes de terem contato com vírus e bactérias que podem causar infecções.

A Sol Millennium, pensando na proteção e no bem-estar dos profissionais de saúde e de seus pacientes, criou uma linha completa de produtos com dispositivos de segurança, a SOL-CARE, com seringas, escalpes e agulhas.

Para aprofundar os seus conhecimentos neste assunto, faça o download do e-book da Sol Millennium que ensina como usar dispositivos de segurança na área da saúde. Assim, você saberá a forma correta de utilizar os instrumentos com esta tecnologia e a importância dela. Se quiser ler mais a respeito disso, continue navegando pelo site da Sol Millennium.

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas