A importância da prevenção de acidentes com perfurocortantes

Saiba a Importância do Programa de Prevenção de Acidentes com Perfurocortantes em Serviços de Saúde

Por serem ambientes de trabalho complexos, os serviços de saúde possuem um risco que é bastante característico, o de sofrer acidentes com perfurocortantes. Além de incluir o ferimento em si, existe também o perigo da infecção dos vírus das hepatites B e C e do HIV.

Por isso, pensando na segurança dos profissionais da área, trouxemos este workbook que aborda a importância do Programa de Prevenção de Acidentes com Perfurocortantes em Serviços de Saúde.

 

Conheça mais sobre o Programa de Prevenção de Acidentes com Perfurocortantes em Serviços de Saúde

Desde janeiro de 2012, todas as instituições de saúde são obrigadas a apresentar o Plano de Prevenção de Riscos para Acidentes com Materiais Perfurocortantes às eventuais fiscalizações que são realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Além disso, o plano também deve conter um cronograma que preveja a substituição dos materiais perfurocortantes sem dispositivo de segurança para os materiais com maior proteção.

Depois de muitos estudos e negociação, os representantes das instituições de saúde provaram junto à Comissão Tripartite Nacional da Norma Regulamentadora 32 a inviabilidade da obrigatoriedade imediata da troca dos dispositivos. Dessa forma, surgiu o Plano para Implantação de Materiais Perfurocortantes com Dispositivo de Segurança.

De modo geral, o Programa de Prevenção de Acidentes com Perfurocortantes surgiu para ser um guia da substituição gradual dos materiais com dispositivo de segurança. Ele contém quais são as áreas de maior risco, dentro de cada instituição.

 

Entenda melhor quais são os benefícios trazidos pelo Plano de Prevenção de Acidentes com Perfurocortantes

 

Com o objetivo de estabelecer diretrizes para a elaboração de implementação da prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes, o plano visa a proteção, segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades e assistência à saúde como um todo.

De modo geral, a adoção de medidas de controle para prevenção de acidentes com perfurocortantes traz vários benefícios aos profissionais da saúde envolvidos. Contudo, a normatização cria, acima de tudo, uma cultura contínua de prevenção.

É importante frisar que, a cada ano, o plano deve ser reavaliado. Além disso, ele deve se integrar aos programas já existentes, como os de controle de infecção e de segurança e saúde ocupacional e gestão de qualidade. O modelo tem como base a melhoria contínua da qualidade com uma abordagem que os serviços de saúde bem-sucedidos têm adotado de maneira crescente. O programa de Prevenção de Acidentes com Perfurocortantes também traz conceitos da área de higiene do trabalho.

A Sol Millennium é uma empresa especialista em dispositivos médicos de segurança com presença global. Fornecendo sempre produtos inovadores e serviços de valor, oferece também um portfólio de produtos patenteados com o reconhecimento universal. Conheça os produtos que estão disponíveis por meio de uma completa rede de distribuição mundial e faça um orçamento!

 

 

 

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas