Entenda porque a portaria n°1748 é essencial para segurança na saúde

Entenda porque a portaria n°1748 é essencial para segurança na saúde

Entenda porque a portaria n°1748 é essencial para segurança na saúde

Desde que a Norma Regulamentadora 32 foi publicada, em novembro de 2005, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ela tinha como objetivo determinar as diretrizes básicas à implementação de medidas de proteção e segurança à integridade física e emocional dos trabalhadores dos serviços de saúde. Ao longo dos anos, ela recebeu novas portarias e tem se tornado cada vez mais específica no que diz respeito aos procedimentos que devem ser adotados pelas instituições de saúde para garantir a segurança de profissionais, colaboradores e pacientes.

 

Por isso, nesse post você vai entender o que é a Portaria nº 1.748 da NR-32 e como ela é essencial para segurança na saúde, ao determinar ações que privilegiam a prevenção de acidentes ocupacionais.

 

Revogação da Portaria n° 939 pela portaria n° 1748

Em novembro de 2008, três anos após a instituição da NR-32, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria nº 939, com a intenção de complementar a norma, determinado  o uso de perfurocortantes com dispositivos de segurança. Assim, as instituições que prestam serviços na área de saúde, fossem eles de atendimento ou de pesquisas, deveriam substituir os materiais perfurocortantes tradicionais, tais como agulhas e seringas, por materiais novos, que fossem integrados com sistemas de proteção.

Contudo, em 2011, essa mesma Portaria foi revogada pela Portaria n° 1.748, que além de reafirmar a necessidade da adoção de perfurocortantes com dispositivos de segurança e o devido treinamento dos profissionais para aprenderem a utilizar esses equipamentos, também passou a prever a implementação de um Plano de Prevenção de Riscos e Acidentes com Materiais Perfurocortantes. O principal objetivo era o de reduzir ainda mais os altos índices de acidentes e contaminações, além de oferecer toda uma estrutura

 

A importância da portaria n° 1748 para a prevenção de acidentes

A Portaria n° 1748, assim como todos os itens da NR-32, foi implementada para combater o número expressivo de acidentes que acontecem frequentemente na área da saúde.  Segundo o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), por ano, acontecem aproximadamente 90 mil casos de incidentesde trabalho na área de saúde, sendo que 76% dessas ocorrências são provenientes do uso ou descarte incorreto de materiais perfurocortantes sem proteção.

 

O mais agravante nos acidentes causados por perfurocortantes não são as lesões em si, mas os ricos de contaminação com material biológico infectado. Nessas circunstâncias, o que mais preocupa é a transmissão de doenças como a Hepatite B e C e o HIV, entre outras dezenas de patógenes.

Assim, fica claro como o cumprimento da Portaria n°1748 é essencial para garantir a segurança dos profissionais e diminuir consideravelmente os alarmantes números de ocorrências com material biológico contaminado na área de saúde.

 

Se você quer saber mais sobre perfurocortantes com dispositivo de segurança e como eles são importantes tanto para adequar-se à legislação vigente, como para diminuir os gastos oriundos dos acidentes com esses tipos de produto, acesse o site da Sol Millennium e conheça nosso portfólio completo!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário