Enfermeira Karina Araújo fala sobre sintomas de hiperglicemia

A hiperglicemia é um termo médico que caracteriza a presença de níveis elevados de açúcar (glicose) no sangue. Normalmente, a condição afeta pessoas que sofrem de diabetes tipo 1 e tipo 2. Esse quadro ocorre quando o corpo não consegue, por falta de insulina, remover a taxa de glicose no sangue e transformá-la em energia. Além disso, ela possui um desenvolvimento lento, ou seja, tem a duração de vários dias.

Ficar atento aos sinais da doença é de suma importância para que o diagnóstico médico seja feito e, assim, iniciado o melhor tratamento. Por isso, hoje a enfermeira Karina Araújo vai falar sobre os sintomas de hiperglicemia.

 

Sensação de boca seca

Muitos dos sintomas de diabetes podem ser percebidos na boca. Um dos mais característicos é a xerostomia, que é o quadro de boca seca e faz com que o indivíduo sinta muita sede.

Isso acontece por causa da hiperglicemia, que atinge a produção de saliva nas glândulas localizadas na boca. Ela também pode aumentar a necessidade de ingestão hídrica, alterando a capacidade de sentir sabores diferentes.

 

Presença de hálito cetônico

Ainda sobre os sintomas de hiperglicemia que se manifestam na boca, a enfermeira Karina destaca o hálito cetônico ou hálito de acetona, como também é conhecido. As pessoas que têm diabetes, por não conseguirem transportar a glicose de forma adequada para as células, não conseguem utilizá-la para liberar energia. Por esse motivo, precisam encontrar outra fonte de energia: a gordura.

As gorduras do organismo são quebradas em ácidos graxos, depois em corpos cetônicos, que podem ser usados no lugar da glicose. Porém, quando usados em excesso, acabam gerando o quadro de cetose, que deixa o sangue ácido e o hálito adquire um odor adocicado.

 

Visão embaçada

Quem tem diabetes e sofre com os sintomas de hiperglicemia pode apresentar visão embaçada ou turva em alguns momentos. Essa condição pode afetar um ou ambos os olhos, dependendo do grau do problema.

Nem sempre perder a nitidez coloca a visão em risco. Mas, se o problema não for corrigido, pode levar a complicações oculares bem graves, incluindo o derrame, catarata e o uso perpétuo de certos medicamentos.

A visão pode ficar embaçada por conta da saturação do sangue. Dessa forma, toda a glicose extra circula pelo corpo e, consequentemente, vai para os olhos, fazendo com que as lentes fiquem inchadas, alterando a visão.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o tempo que a visão pode ficar embaçada. A enfermeira Karina conta que, uma vez que os níveis de açúcar no sangue podem voltar ao normal, o mesmo pode acontecer com a visão. A hiperglicemia crônica, por sua vez, pode levar a uma série de complicações oculares, que começam com problemas de visão embaçada temporária.

 

Perda de peso acentuada

Quando o emagrecimento acontece sem razões aparentes, sem que a pessoa tenha feito mudanças drásticas na dieta, é preciso ficar alerta, pois isso pode ser um dos sintomas da hiperglicemia. O emagrecimento não-intencional seguido de apetite exacerbado, desejo constante de urina e sede em excesso podem indicar que a glicemia está acima do normal.

Mas, por que isso acontece? A enfermeira Karina Araújo nos responde que a perda de peso em pessoas que têm hiperglicemia acontece por conta da falta de energia. Tendo em vista que a pessoa come, mas a glicose não chega às células.

Além dos sintomas de hiperglicemia citados, a condição ainda pode apresentar: enjoo, vômitos, falta de ar, sonolência, tontura, fadiga e, muitas vezes, levar a pessoa ao coma.

 

Atentar-se a todos os sinais que o corpo apresenta e procurar por um médico para que ele faça o diagnóstico correto é indispensável. Gostou das informações sobre os sintomas de hiperglicemia? Aprimore os seus conhecimentos e leia também: “Saiba as principais dúvidas sobre diabetes!

 

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas