Diferenças de tubos para coleta de sangue

Saiba o que cada cor simboliza

Os tubos para coleta de sangue, que são de vidro, plástico ou até a vácuo, são usados para coletar, transportar as amostras de sangue do paciente e análise de exames.

 Apesar de não ser necessário que os técnicos e auxiliares de enfermagem conheçam os detalhes dos tubos para coleta de sangue, é importante que eles saibam diferenciá-los e entendam qual a função de cada um para não prejudicar o resultado dos exames.

 

Tubos para coleta de sangue para cada tipo de análise

 Cada tipo de tubo para coleta de sangue possui uma função, ou seja, deve ser utilizado para um tipo de análise. Caso o material biológico do paciente seja colocado em um recipiente inadequado, ele será descartado pelo laboratório, já que não haverá utilidade para aquela análise.

 Os tubos para coleta de sangue se diferenciam uns dos outros pelas cores da tampa, sendo elas:

  • azul: tubo com citrato de sódio;
  • vermelha ou amarela: tubo sem anticoagulante;
  • verde: tubo com heparina;
  • roxa: tubo com EDTA;
  • cinza: tubo com fluoreto de sódio.

 

 Tampa azul

O sangue que precisa passar por uma análise de coagulação, que deve conter amostra de plasma, deve ser colhido em um tubo com citrato de sódio.

Tampa vermelha e amarela

Os tubos para coleta de sangue com as tampas em vermelho ou amarelo são para análises bioquímicas e sorológicas, pois contêm ativador de coágulo. A diferença entre as duas é que a vermelha possui gel e a amarela não.

 

Tampa verde

Para análises bioquímicas, gasometria ou outros exames, a amostra de plasma deve ser colhida em um tubo com heparina.

 

Tampa roxa

Se a ideia é investigar possíveis distúrbios sanguíneos, é necessário realizar uma análise hematológica. Para isso, o tubo com tampa roxa é ideal, pois ele possui anticoagulante e EDTA, que viabilizam um estudo completo da amostra.

 

Tampa cinza

A amostra do plasma deve ser colhida em um tubo com fluoreto de sódio, ou seja, de tampa cinza, quando será realizada uma análise de glicemia.

Para aperfeiçoar os seus conhecimentos nesse assunto, leia o artigo sobre os principais normativos para a coleta de sangue, que te ajudará a saber mais sobre os procedimentos de segurança necessários nesse momento. Continue navegando pelo portal da Sol Millennium para ler mais artigos como esse!

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas