Conheça os benefícios da agulha hipodérmica com proteção para o ambiente hospitalar

Conheça os benefícios da agulha hipodérmica com proteção para o ambiente hospitalar

Conheça os benefícios da agulha hipodérmica com proteção para o ambiente hospitalar

Até hoje as exposições a materiais biológicos potencialmente contaminados continuam representando um grande risco à integridade física e psicológica dos profissionais da área de saúde. Contudo, mesmo que todo tipo de material desta finalidade tenha potencial para provocar lesões, dados da NaSH mostram que as agulhas hipodérmicas são as maiores responsáveis pelos acidentes percutâneos, somando 30% dos casos. Essas ocorrências podem acontecer em qualquer etapa da coleta ou da aplicação e são mais frequentes quando os profissionais fazem várias coisas ao mesmo tempo, durante o descarte do material, ao desmontarem as agulhas das seringas ou ao tentarem reencapá-las.

Para minimizar esses casos, medidas como a criação da NR-32 e o desenvolvimento de diferentes condutas primárias tornaram obrigatória a utilização de agulhas que ofereçam maior segurança durante o seu manuseio e descarte. Mas, mais do que o fator de proteção, estes dispositivos também podem agilizar o trabalho do profissional e trazer uma prática mais tranquila e precisa para o seu dia a dia.

Por isso, neste post você vai conhecer os benefícios da agulha hipodérmica com proteção e entender porque além de segurança, este produto também oferece facilidades para a rotina de profissionais em ambiente hospitalar:

• Reduzem o risco de acidentes

O principal benefício da agulha hipodérmica com proteção é, sem dúvidas, a capacidade que elas têm de reduzir acidentes em ambientes hospitalares. O seu dispositivo de segurança já vem integrado e, depois de ativado, evita que o profissional ou qualquer outra pessoa tenha contato com a parte perfurante do objetos. Além disso, a trava dupla deste produto impossibilita que ele seja reutilizado depois do seu uso, assegurando a saúde e o bem-estar de pacientes.

• Sua ativação é simples

Um dos princípios de qualquer material utilizado na área de saúde, mesmo daqueles que possuem dispositivos de segurança, é que eles devem ser fáceis de manusear e não devem atrapalhar o profissional no momento da aplicação. Assim, as agulhas hipodérmicas com proteção foram projetadas para serem ativadas com apenas uma das mãos, bastando pressioná-las para baixo contra uma superfície plana e ainda possuem um sistema audível que confirma a sua ativação.

• São adaptáveis a diversas seringas

Para aquelas instituições que já possuem seringas em estoque, vale ressaltar que as agulhas hipodérmicas são adaptáveis a qualquer modelo Luer Lock ou Luer Slip. Dessa maneira, o investimento não será perdido e não haverá nenhum custo extra para oferecer mais segurança aos funcionários e pacientes.

• Permitem injeções de baixo ângulo

O conforto e a praticidade são outros dois pontos fortes das agulhas com sistemas de segurança. Ainda que tenham um dispositivo de proteção, esses produtos foram projetados com o bisel voltado para cima, o que permite injeções de baixo ângulo e facilita a aplicação por enfermeiros e auxiliares.

 

Quer saber mais sobre as vantagens do uso de perfurocortantes com dispositivos de segurança no ambiente hospitalar? Acompanhe nosso blog e conheça os produtos oferecidos pela SOL-Milllennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário