Como reduzir gastos aumentando a segurança dos seus funcionários

Como reduzir gastos aumentando a segurança dos seus funcionários

Como reduzir gastos aumentando a segurança dos seus funcionários

Quem trabalha em instituições de saúde sabe que as integridades física e emocional dos profissionais dessa área são colocadas à prova diariamente. A exposição constante aos materiais biológicos contaminados e os ferimentos causados por agulhas e materiais perfurocortantes fazem uma combinação extremamente perigosa para a rotina de hospitais, laboratórios, clínicas e outros. Não é para menos que esse é um dos setores que mais oferece riscos ocupacionais aos seus funcionários e sofre constantemente com os prejuízos causados por essas situações.


Por isso, atuar na prevenção de acidentes, em vez de apenas fazer a correção deles, tornou-se uma questão essencial para proteger os trabalhadores que atuam nessa área, e até para ajudar também na saúde financeira dessas instituições. Pois, quando falamos na redução de custos atreladas ao investimento na segurança estamos nos referindo diretamente à prevenção de acidentes. Afinal, quando um profissional se machuca ou é contaminado, é a instituição que o contratou que deve arcar com os custos de tratamento e indenizações caríssimas.

Se você que saber como reduzir gastos aumentando a segurança dos seus funcionários, veja aqui algumas medidas básicas de prevenção que devem ser adotadas e que podem fazer toda a diferença na sua instituição.

Implementando um programa de prevenção

O primeiro passo para evitar acidentes e, consequentemente, minimizar os riscos de prejuízos financeiros é fazer um programa de prevenção. Este programa deve estar alinhado com as normas estabelecidas pelos órgãos competentes, tais como a NR-32 instituída pelo Ministério do Trabalho, que prevê a utilização de equipamentos de proteção individual, a adoção de materiais mais seguros segurança, o treinamento de profissionais para o manuseio e descarte correto dos equipamentos utilizados e como se deve proceder em caso de lesões percutâneas.

Investindo em materiais perfurocortantes com dispositivos

As agulhas e seringas com dispositivos de segurança são materiais que oferecem um ótimo custo-benefício. O investimento nesse equipamento se paga pela eficiência que eles oferecem na prevenção de acidentes. Esses materiais perfurocortantes com dispositivos de segurança podem vir equipados com capas protetoras e sistemas de bloqueio de agulha, que os tornam seguros desde a hora do preparo até o descarte final. Além disso, o manuseio é simples e facilita o trabalho do profissional no seu dia a dia.

Fazendo a capacitação da equipe

Por último, de nada adianta investir em um programa de prevenção e em materiais de com dispositivos de segurança, se você não fizer a capacitação dos profissionais para evitar acidentes e reduzir gastos com segurança.

É preciso que toda a equipe esteja ciente das normas, de quais são os procedimentos padrões, de como usar as agulhas e seringas de segurança, como fazer o descarte correto e como proceder no caso de acidentes. Quando os funcionários sabem que a sua empresa está tomando as medidas necessárias para cuidar da sua integridade física, eles trabalham mais tranquilos e conseguem atender melhor aos pacientes. Consequentemente, você minimizará os prejuízos com a eficácia da equipe e não precisará se preocupar com os gastos causados por acidentes ocorridos dentro da sua instituição.

Quer saber sobre a prevenção de acidentes na área de saúde e como se beneficiar com a adoção de materiais com dispositivos de segurança? Acompanhe nosso blog e aproveite para conhecer os produtos da Sol Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas