Como Orientar Diabéticos para Evitar a Lipodistrofia

A insulinoterapia oferece muitos benefícios aos pacientes que portam determinados tipos de diabetes. No entanto, também pode gerar efeitos colaterais, entre eles, a lipodistrofia. Ela é causada pela administração de insulina feita por meio de seringa ou por caneta de aplicação no mesmo local por diversas vezes.

Além da parte estética, a lipodistrofia afeta a absorção de insulina, tendo o tratamento como a melhor forma de prevenção. Por isso, é papel dos profissionais da saúde orientar os diabéticos para que essa alteração no corpo não ocorra. Confira abaixo como fazer isso.

 

Prevenção da lipodistrofia

Para evitar a lipodistrofia, os enfermeiros e demais profissionais da saúde precisam orientar e educar os diabéticos e familiares que irão aplicar a insulina a fazerem um rodízio planejado, isto é, injetar o hormônio em locais diferentes do corpo, como abdômen, nádegas, coxas e braços, e em lados diferentes (direito e esquerdo).

Além disso, aproveite para instruí-los da importância de trocar a agulha a cada aplicação. A reutilização da mesma também pode causar lipodistrofia, já que o instrumento perfurocortante fica no formato de anzol depois de usado, podendo rasgar o tecido subcutâneo no momento em que ele é retirado.

Oriente o paciente para se atentar ao local de aplicação e, caso perceba algo diferente, como um nódulo, deve procurar o médico.

 

Consequências da lipodistrofia

A lipodistrofia causa um acúmulo de gordura na região na qual a insulina foi aplicada repetidas vezes. Com isso, a absorção desse hormônio é diminuída. Para que ele faça efeito, então, o diabético precisa aumentar a dosagem administrada.

Os tratamentos não apresentam resultados satisfatórios, sendo a cirurgia plástica a única forma de amenizar o problema. Portanto, os enfermeiros devem estar bem treinados e preparados para explicar corretamente o autocuidado que o paciente precisa ter na hora de aplicar a insulina.

Agora que você já sabe como orientar os pacientes diabéticos para evitar que eles tenham lipodistrofia, baixe o e-book da Sol Millennium sobre Diabetes e conheça a fundo a doença.

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas