Como fazer aplicação subcutânea com segurança

Veja como aplicar de forma correta e segura uma injeção subnutânea

Aplicar injeções e vacinas é uma das principais rotinas das instituições que prestam serviço na área da saúde. No entanto, a aplicação de injeções também é uma das maiores fontes de acidentes de trabalho em clínicas e hospitais, colaborando para dados alarmantes que colocam os profissionais de saúde no topo do ranking de acidentes ocupacionais do país.

Saber quais são os procedimentos mais seguros para realizar a aplicação de injeções e usar materiais perfurocortantes com dispositivos de segurança são os passos fundamentais para reduzir o número de acidentes e melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde.

Nós já conversamos sobre a aplicação de injeções por via intradérmica e intramuscular. É hora de falarmos sobre a administração de medicamentos na região subcutânea.

 

Como aplicar a injeção subcutânea

A injeção subcutânea é aplicada no tecido adiposo, logo abaixo da derme. Ela é utilizada para a administração de medicamentos e vacinas que não causam irritação nos tecidos do corpo e precisam de uma absorção lenta e gradual.

É fundamental que o profissional de saúde faça a checagem de nove aspectos antes de realizar esta aplicação. São eles: o paciente certo, o medicamento certo, a dosagem certa, a via de aplicação certa, a validade certa, a duração da aplicação certa, o horário certo, a abordagem certa e o registro certo no prontuário.

Uma vez verificados estes fatores, o profissional da saúde pode seguir com a aplicação do medicamento.

É necessário realizar a antissepsia da região onde será aplicada a injeção (região subescapular, em volta do bíceps, inferior do abdômen e externa das coxas) e esperar que todo o álcool evapore antes de começar.

Para iniciar a aplicação é preciso realizar uma dobra cutânea pinçando a pele do paciente com os dedos polegar e indicador. Então é só introduzir a agulha em um ângulo de 90° ou 45° conforme procedimento.   

O medicamento é injetado lentamente, quando o profissional da saúde empurra o êmbolo da seringa de forma constante. Depois é necessário esperar 5 segundos e retirar a agulha, colocando um algodão sobre a punção.

Não é recomendável massagear o local da aplicação para evitar que o medicamento seja absorvido de maneira rápida demais.

 

Perfurocortantes com dispositivos de segurança

É muito importante usar materiais perfurocortantes com dispositivos de segurança na aplicação de qualquer injeção. Deste modo você reduz as chances de gerar acidentes com contaminação por material biológico.

Conheça as agulhas e seringas de segurança Sol-Care, da Sol Millennium e realize os procedimentos de rotina com muito mais segurança.

 

 

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas