Como Evitar Hematoma Após a Coleta de Sangue?

Quando um paciente vai a um laboratório para realizar a coleta de sangue, muitas vezes acaba ficando com um hematoma no local em que a amostra foi coletada. Além do aspecto roxo, a região costuma ficar dolorida. Por isso, é necessário que os profissionais da área da saúde estejam atentos para que não ocorram erros no momento da punção.

É papel também do profissional passar de forma clara algumas orientações aos pacientes que irão evitar que surja um hematoma após a coleta de sangue. Veja abaixo quais informações são essas e o que pode ser feito caso a marca apareça.

 

Prevenção do surgimento de hematoma depois da coleta de sangue

 

No fim do exame laboratorial, o profissional da saúde precisa orientar o paciente sobre alguns pontos importantes. Ele deve pedir para que a pessoa não se movimente muito durante a coleta de sangue para evitar qualquer erro no momento da punção.

 Além disso, é necessário explicar que não é recomendável massagear o local da picada, pois ao invés de ajudar a diminuir o desconforto, irá facilitar o surgimento de hematomas na região. Outro ponto importante é pressionar por alguns minutos o local perfurado e, caso a coleta de sangue tenha sido na dobra do braço, é recomendável não flexioná-lo.

 O paciente também deve retirar qualquer acessório, como pulseiras e relógios, e evitar usar roupas que possam apertar o braço. Ademais, é essencial recomendar que ele não faça qualquer exercício físico ou pegue peso com o braço no qual foi feita a coleta de sangue por pelo menos uma hora.

 

Saiba como eliminar o hematoma rapidamente

 Como o aparecimento de hematomas é algo que pode acontecer, após passar as orientações ao paciente, o profissional deve explicar a ele que se a mancha arroxeada surgir na região mesmo ele tendo seguido todas as informações passadas, algumas atitudes podem ser feitas para a lesão desaparecer mais facilmente.

 As recomendações são: aplicar gelo no local ou usar cremes específicos com orientação médica.

 

Outras informações sobre o aparecimento de hematomas

 

O hematoma ocorre quando há uma espécie de trauma na veia. O sangue vai para os tecidos em volta do vaso sanguíneo, causando inchaço e um aspecto roxo no local.

Essa marca costuma ocorrer em pessoas que possuem veias que são difíceis de realizar a coleta, como as mais profundas, as mais finas ou as com pressão interna alta. Além disso, pacientes que fazem uso de anticoagulante estão mais predispostos ao aparecimento de hematomas, já que esses medicamentos alteram a coagulação sanguínea.

Aprofunde seus conhecimentos acerca de assuntos sobre saúde navegando pelo site da Sol Millennium.

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas