Alerta Clube do Carimbo

Alerta Clube do Carimbo

Alerta Clube do Carimbo

Clube do Carimbo é o nome dado à um grupo seleto e fechado que tem o objetivo de disseminar o vírus HIV. Para essa troca de experiência existem blogs, sites e grupos em redes sociais e aplicativos.

Dentro destes grupos são incentivadas estas práticas e ainda ensinadas táticas para “carimbar” outros jovens, incitando principalmente o sexo sem preservativos, ou furar o preservativo antes do ato.

Os participantes do grupo marcam encontros sigilosos onde acontece a chamada roleta russa. Esses encontros são as “Conversion Parties”, entre os convidados existem os “bug chasers” (caçadores de vírus) e os “gift givers” (presenteadores) que passam o vírus.

Além dos que são contaminados propositalmente, existem vítimas  que normalmente se envolvem com um participante do clube sem saber e acabam sendo contaminadas. É importante ressaltar que o Clube do Carimbo é uma parte mínima de soropositivos que colaboram com estes atos.

Para evitar a disseminação do vírus, a mellhor maneira é a prevenção, como o uso de camisinha, diminuição do número de parceiros, seringas com dispositivo de segurança e exames de sangue para detecção do vírus.

Também importante lembrar que o TARV, tratamento feito pelos soropositivos, quando realizado de maneira correta e com adesão, é capaz de reduzir a quantidade de vírus no sangue, isso deixa a carga viral a níveis indetectáveis.

 

 

Referências: http://www.ladobi.com/2015/03/30-fatos-hiv-aids-fantastico-clube-carimbo/

http://noticias.terra.com.br/brasil/soropositivos-usam-web-para-incentivar-contaminacao-pelo-hiv,2d2024d11c71b410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/60/materia/450900/t/clube-do-carimbo-do-hiv-uma-moda-que-pode-custar-a-vida 

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas