5 razões para investir em produtos de segurança

5 razões para investir em produtos de segurança

5 razões para investir em produtos de segurança

Fazer a gestão de segurança de uma instituição de saúde, seja ela um hospital, clínica, laboratório ou qualquer outra, é um trabalho árduo, já que esses lugares são ambientes extremante complexos, onde pacientes e profissionais estão expostos constantemente a situações de risco e à contaminação.

Porém, com adoção de diretrizes, de treinamento e, acima de tudo, de equipamentos de proteção adequados é possível minimizar custos e ocorrências graves nesses locais. E, nesse post você vai ver 5 razões para investir em produtos de segurança e descobrir quais os benefícios que esses materiais podem oferecer para a sua instituição de saúde!

Diminuição do número de acidentes ocupacionais

A primeira razão, e uma das mais significativas, que justificam a adoção de produtos de segurança é a diminuição relevante do número de acidentes ocupacionais em instituições de saúde.

É de conhecimento geral que os perfurocortantes são as principais causas de incidentes com material biológico nessa área, seja por conta do manuseio errado na hora do preparo e da aplicação ou até pelo descarte incorreto desses objetos. Pensando nisso, os perfurocortantes com dispositivos de segurança foram projetados com uma capa protetora, que evita que o profissional se machuque durante a montagem do equipamento, e com um sistema de bloqueio que trava a agulha para dentro da seringa, impedindo que ela seja reutilizada e que qualquer pessoas se fure posteriormente.

Adequação à legislação vigente

Além de ser comprovadamente eficaz na diminuição de acidentes ocupacionais, a utilização de produtos de segurança também é prevista por lei. Desde novembro de 2010, as instituições de saúde são obrigadas a adotar as medidas de segurança determinadas pela Norma Regulamentadora 32. Entre os vários pontos elencados pela NR-32, o Ministério do Trabalho institui a obrigatoriedade da adoção de perfurocortantes com dispositivos de segurança, além do devido treinamento dos profissionais da área de saúde para saber como utilizar adequadamente estes materiais.

Não há desperdício de estoque

Mesmo que a instituição já possua outros tipos de materiais em estoque, alguns modelos de agulhas de segurança, por exemplo, são compatíveis com todas as seringas do tipo Luer Lock e Luer Slip (bico simples). Com isso, não há risco do estoque ficar encalhado e tampouco há desperdício da verba já investida.

Redução de custos
Muitas pessoas acreditam que os produtos de segurança tem um valor elevado. Muito pelo contrário! O custo-benefício oferecido por esses materiais pode representar uma economia significativa, a médio e longo prazo, para qualquer instituição de saúde. E o raciocínio para entender isso é muito simples: ao diminuir o número de acidentes ocupacionais, os perfurocortantes com dispositivo de segurança conseguem minimizar, consequentemente, o número de gastos provocados por esses incidentes, tais como os custos com o tratamento dos infectados e o pagamento de indenizações para aqueles que recorrem à justiça diante dessas ocorrências.

Aumento da eficácia operacional

Mesmo que indiretamente, o uso de produtos de proteção pode contribuir para um atendimento mais eficaz e seguro dos profissionais da saúde. Isso porque, quando esses funcionários estão cientes de que estão usando materiais adequados e que oferecem proteção à sua integridade física, eles se sentem mais motivados e tranquilos para exercer sua função.

Agora que você já sabe as principais razões para adotar produtos de segurança, aproveite para fazer um orçamento com a SOL-Millennium e levar todos esses benefícios para a sua instituição de saúde!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas