As 3 Maiores Causas da Diabetes no Brasil

Veja quais são as maiores causas da diabetes no Brasil e entenda por que é tão importante tratá-la o quanto antes.

A diabetes é uma doença crônica e está entre as que mais avançam entre a população mundial. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, surgem 500 novos casos dessa patologia diariamente.

O mais preocupante é que a maior parte das amputações no País não é por conta de acidentes, mas sim por causa da diabetes — que é previsível e tratável.

Veja quais são 3 maiores causas da diabetes no Brasil e entenda por que é tão importante tratá-la o quanto antes.

 

1. Origem genética ou autoimunológica

A diabetes tipo 1 é bastante comum em crianças, adolescentes e jovens adultos. No entanto, como é considerada uma doença autoimune — o sistema imunológico ataca as células beta onde a insulina é produzida —, ela também pode acontecer em qualquer idade.

Além disso, o fator genético pode ser a causa principal, nesse caso. Se a pessoa tem algum parente próximo que tenha a doença, as chances de desenvolver a diabetes também aumenta consideravelmente. Por isso, consultar o médico para exames periódicos aumentam as possibilidades de detectar a doença a tempo de tratá-la.

 

2. Adultos sedentários com rotina estressante

Entre as causas da diabetes que são mais comuns no Brasil, destacamos também o estilo de vida de adultos sedentários. Isso significa que pessoas com mais de 40 anos, sedentárias, fumantes, com maus hábitos alimentares e com a rotina estressante podem ter a doença.

Nesse caso, a diabetes tipo 2 faz com que as células de gorduras dos músculos e do fígado não respondam à insulina, causando diversos desequilíbrios no organismo. O pâncreas produz insulina normalmente, mas o organismo não consegue utilizá-la da maneira correta.

A falta dessa comunicação ainda é um mistério, mas é sabido que alguns fatores aumentam as chances da doença se desenvolver, como: pressão alta, colesterol alto e estar acima do peso.

 

3. As causas da diabetes podem ser desconhecidas

Existem algumas causas da diabetes que não foram comprovadas, como a diabetes  gestacional. A doença surge logo após o parto, já que a gravidez é a responsável pela resistência da mulher em relação à insulina.

Nesse caso, o quadro pode ser revertido. Mas, ainda pode haver um fator de risco, pois a doença pode desenvolver a diabetes tipo 2 futuramente, persistir após o parto e trazer problemas para a saúde da mãe.

Os grupos de riscos da doença incluem pessoas acima do peso, gestação múltipla, idade avançada, apneia do sono ou qualquer outra condição que possa estar relacionada a diabetes. Como na maioria das vezes a patologia é silenciosa, procurar por um médico é essencial.

Gostou do artigo? Então, baixe o e-book “Saiba tudo sobre diabetes” e aprimore os seus conhecimentos acerca do assunto!

 

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

Warning: the following comments are the responsibility of the author and do not necessarily represent the views of the SOL-Millennium.

Deixe seu comentário

Publicações relacionadas